domingo, 18 de dezembro de 2011

DÊ UM LIVRO DE NATAL

Olá Leitores!

Estou de volta ao blog, após alguns meses, pois como já disse, este blog não tem leitores freqüentes o que me deixa mais tranquilo, quanto a atualização diária. Os leitores que acharem que preciso mantê-lo atualizado diariamente me comuniquem que mantenho.

Como final do ano está chegando e muitos irão comprar um livro para dar de presente neste natal tentarei dar alguns palpites.

O ano foi bom paras, biografias e trilogias, a biografia de Steve Jobs, liderou as vendas, mas em muitas ocasiões isto aconteceu por causa de sua morte. Os livros de auto ajuda continuam em alta, um exemplo foi ÁGAPE do Pe. Marcelo Rossi, que por muito tempo foi campeão de vendas, superando vários best sellers do passado. Também entrou na lista dos mais vendidos quase no final do ano AS ESGANADAS, livro de Jô Soares.

Com a morte do escritor e jornalista inglês, Christopher Hitchens em 16/12/2011, po ser que uma de suas obras que foi muito polêmica, DEUS NÃO É GRANDE-2007, aumente suas vendas nos próximos meses .

Muitas obras são lançadas e nem todas sabemos, recentemente a Associaçao Paulista de Críticos de Arte, escolheu as melhores obras de 2011 em diversos gêneros e como melhor romance do ano, tivemos um livro bastante autobiográfico, escrito por Wilson Bueno. Lançado em 2011, o livro intitulado MANO, A NOITE ESTÁ VELHA, aborda assuntos como morte, sexualidade e relação com os pais de uma maneira intensa e muito tocante. http://www.apca.org.br

Nicolas Sparks, com seus romances açucarados como QUERIDO JOHN, A ÚLTIMA MÚSICA e DIÁRIO DE UMA PAIXAO, entre outros também esteve sempre presente na lista dos mais vendidos durante o ano, assim como George R. R. Martin, que teve suas trilogias destacadas por muito tempo permanece na lista dos mais vendidos com o livro GUERRA DOS TRONOS e A FÚRIA DOS REIS, que trazem um mundo de fantasias, romances e aventuras.

Para não encerrar a postagem com o sentimento de que brasileiro não consegue escrever bons livros, destaco também, Luis Fernando Veríssimo, com o livro EM ALGUM LUGAR DO PARAISO, Martha Medeiros, com FELIZ POR NADA.

Enfim acredito que quem der um destes livros de presente de natal estará fazendo um bom investimento. FELIZ NATAL A TODOS!

EDITOR

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Conforto pessoal para o mundo real...

Olá Pessoas!

Comecei a postagem diferente, para falar um pouco sobre o livro mais vendido no Brasil á muito tempo. Ainda não li e parece que nenhum outro escritor conseguiu colocar sua obra no topo desta lista, divulgada semanalmente pelo site http://www.publishnews.com.br .

Podemos dizer que estas listas de livros mais vendidos nos dizem exatamente o que o brasileiro está procurando nos livros? Acredito que não, pois a lista só dá as informações fornecidas por livrarias e algumas editoras. Posso comprar um livro empolgado por sua aparição, mas isto não quer dizer que irei lê-lo, muito menos se irei gostar.

Se eu for atrás desta lista o líder da lista é ÁGAPE(Pe.Marcelo Rossi) que segundo ele mesmo disse em entrevista é um conjunto de palavras divinas, um conjunto de orações. No império Romano, por exemplo, ágape era usado frequentemente como abertura de cartas de uma correspondência amigável, substituindo o corriqueiro termo "prezado".

O título escolhido,para o livro, com certeza tem a ver com o significado da palavra Ágape (amor, satisfação, afeição...), o Pe.Rossi, já viajou o mundo inteiro, é inteligente e tem um bom gosto pela História, que o ajuda muito, sem falar que tem uma experiência em Marketing Pessoal.

Percebo que quando as pessoas buscam livros deste tipo é porque estão atrás de respostas e confortos para os problemas,que na maioria das vezes são pessoais. As pessoas querem Paz, Amor, Justiça e como é difícil conseguirem isto no dia a dia elas buscam este conforto em livros. A maioria dos leitores destes livros querem um conforto pessoal para o mundo real. As pessoas querem sentirem-se Seres Humanos!

Mesmo eu ainda não tendo lido o livro, aconselho todos a lerem, se ele está sendo muito procurado é sinal de que não é um livro muito ruim.

Seguido assisto o Programa do Jô Soares e certa vez ele disse, que geralmente as primeiras obras dos escritores são contos, crônicas ou poesias e depois é que vem os romances.Pe.Rossi sempre trouxe em suas obras, orações, o que conforta muitas pessoas, de repente podemos incluir estes textos no gênero poesia. Acho uma teoria bem interessante esta do Jô, por isto quero encerrar a postagem de hoje informando que foi lançado ontem à tarde em Porto Alegre/RS, o Prêmio Moacyr Scliar de Literatura, apenas para contistas e poetas que concorrerão à um prêmio de R$ 150 mil, mas à cada ano um gênero será priorizado.

Obrigado à todos que leram esta postagem até, Paz e Bem para todos vocês e suas famílias.

EDITOR

terça-feira, 9 de agosto de 2011

TRIÂNGULO AMOROSO

  Olá Leitores!


Comecei a escrever meu primeiro romance, já tinha toda história na cabeça, mas no meio da narrativa, novos personagens e locais começaram a surgir(foi preciso), pretendo manter o fim igual, pode ser difícil mas está ficando bem interessante.
Queria trazer um triângulo amoroso, mas as mulheres teriam uma história de vida oposta, por exemplo, uma era auto astral e outra baixo astral. Eram completamente diferentes, de família, profissão e condições financeiras, mas para o protagonista, uma completava a outra.
Quando comecei a escrever a história delas surpresas começaram a surgir, minha intenção era não cruzar as duas, mas ao que parece isto será inevitável, as duas estão muito próxima e o protagonista começou a se preocupar com o andamento da história, quero que ele se dê bem, mas não aprovo triângulos amorosos, por isto novos cenários estão precisando surgir.
Acredito que triângulos amorosos deste tipo, são muito comuns na vida real e geralmente quando os personagens se encontram, termina um relacionamento, provocando separações, desconfiança, insegurança, desrespeito e às vezes até assassinatos, por estes motivos é que sou contra, mas tem gente que gosta, fazer o quê. Alguns dizem até que “apimenta” uma relação!
 e conta um pouco da história dos personagens carnavalescos Pierrô,Colombina e Arlequim.
Caro leitor, o que você acha desta história que comecei a escrever? Será que ela terá um fim ou seria interessante encerrar ela com um ponto de interrogação?
Grande abraço a todos, sucesso e tranqüilidades para vocês e suas famílias.

EDITOR

terça-feira, 5 de abril de 2011

Dia Internacional do Livro Infantil...

Olá Leitores!

     Dia 02/04 comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil, uma homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen(✩1805 ✞1875), autor de best-sellers infantis como Patinho Feio, Soldadinho de Chumbo e Pequena Sereia.



     Acredito que hoje em dia a literatura infantil, triplicou sua importância e a cada dia que passa fica mais difícil criar histórias infantis que atraiam, mas bons escritores estão por aí e usam o que existe de melhor para construir suas histórias. Depois dos trinta anos fica difícil sermos atraído por uma história infantil mas quando ela é boa deixa mensagens magníficas que levamos para vida toda. A história é mais brilhante ainda quando tem um bom contador.

     A cada dois anos a International Board on Books For Young People, agracia escritores com o troféu Hans Christian, uma premiação conhecida como o Prêmio Nobel de Literatura Infantil. Já tivemos brasileiros que ganharam este prêmio: Lygia Bojunga em 1982( conjunto de sua obra) e Ana Maria Machado em 2000. Parabéns à elas, pois só agora fiquei sabendo disto. Mas fico feliz sabendo que outros brasileiros também já foram indicados:Ruth Rocha (2002) José Rufino dos Santos (2004 e 2006), Bartolomeu Campos de Queiros (2008) e vários outros que podemos ver no link:


http://www.fnlij.org.br/imagens/primeira%20pagina/indicados%20hca.pdf

     Em 2002 foi criada a Lei nº 10.402/02 que registrou o dia do nascimento de Monteiro Lobato 18/04, como o Dia Nacional da Literatura Infantil. Portasnto vamos nos preparar pois as crianças também gostam de ler basta elas serem atraídas pela literatura.

     Grande abraço à todos, lembrem-se: " Um país se faz com homens e livros!"(Monteiro Lobato - ✩ 1882 ✞ 1948).
EDITOR

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Se eu fosse escrever um livro...

Olá Leitores !

Seu eu fosse escrever um livro, ele não seria como aqueles romances cansativo de se ler, com vários personagens que você acaba se perdendo na narração, respeitaria o tempo e evitaria divulgar várias situações em diferentes tempos. Evitaria também personagens com nomes difíceis de se dizer, histórias muito longas. Os romances de hoje tem muito pouca diferença das telenovelas, que todos já conhecem o fim,quem matou quem, quem vai ficar com quem, fulano é pai de beltrano, irmão namorando irmãs, a surpresa desapareceu.

Aqui lembro das lições de Agatha Christie, que nos empolgava com a trama em suas obras que nos faziam ir até o final na expectativa de saber quem era o culpado pelo crime.Muitas vezes tentando dar uma de detetives tínhamos ao nosso lado papel e caneta, para escrever nossos palpites, que a cada página mudava nossa opinião. O livro tem que nos envolver do início ao fim, capturar nossa concentração, nos deixando surdos para o que está acontecendo lá fora, este é o livro bom.

Tive um amigo que era Detetive Particular e seguido ele compartilhava comigo os casos para os quais ele era contratado, muitas vezes até o ajudei na solução. Depois de alguns meses ajudando-o fomos chamados para um caso de Caixa Dois em uma grande empresa de transportes. Além de vender transportes a empresa também era transportadora. Tinha uma equipe que trabalhava na transportadora e outra que trabalhava na revenda, no total esta empresa tinha um pouco mais de vinte funcionários. O dono da empresa tinha um nome difícil de dizer e desconfiava de todos seus funcionários, demitindo vários. Desvendamos o mistério e pior, descobrimos que ninguém de dentro da empresa estava envolvido, mas sua esposa era uma das culpadas.

EDITOR