quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Presidente Negro...


Olá Leitores!


Hoje navegando por outros site encontrei a informação de que o escritor brasileiro Monteiro Lobato já havia escrito um livro falando sobre a eleição de um Presidente Negro, nos EUA, isto à mais de 80 anos:


Embora ainda não tivesse pisado em terras norte-americanas quando escreveu esse livro, Lobato ambienta sua história futurista nas terras de Henry Ford. Em 1926 o autor publicou o romance com o título O Choque das raças e, duas décadas depois, mudou o nome para O Presidente Negro. A obra aborda temas como a segregação entre brancos e negros, aculturação, feminismo e ainda profetiza o surgimento de uma rede pela qual as pessoas se comunicariam e trabalhariam à distância. Através das lentes do “porviroscópio”, aparelho capaz de prever o futuro, Lobato leva os leitores para 2228, ano em que o personagem Jim Roy concorre à presidência dos Estados Unidos. http://www.travessa.com.br/O_PRESIDENTE_NEGRO


Monteiro Lobato era um grande nacionalista e defendia seu país acima de tudo. O Choque das raças, foi publicado em 1926, em vinte partes, no jornal A Manhã, onde era colaborador, e no final desse mesmo ano lançado em livro pela Editora Nacional.Existe um site que faz o leitor conhecer melhor a vida e a obra de Monteiro Lobato www.projetomemoria.art.br/MonteiroLobato . Carlos Drumond de Andrade identificava Lobato com uma frase:
"A lição maior de Lobato é a sua própria e tumultuosa riqueza humana. Creio mesmo que dentro de vinte anos ele estará incluído nos manuais de história e cultuado na memória do povo, como uma espécie de herói civil da literatura". (CDA)
Obrigado leitores por sua visita . Registre seu pensamento! Gde abraço.
Ass. Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visite sinta-se à vontade em deixar seu comentário.