Olá Leitores!
Dia 02/04 comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil, uma homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen(✩1805 ✞1875), autor de best-sellers infantis como Patinho Feio, Soldadinho de Chumbo e Pequena Sereia.
Acredito que hoje em dia a literatura infantil, triplicou sua importância e a cada dia que passa fica mais difícil criar histórias infantis que atraiam, mas bons escritores estão por aí e usam o que existe de melhor para construir suas histórias. Depois dos trinta anos fica difícil sermos atraído por uma história infantil mas quando ela é boa deixa mensagens magníficas que levamos para vida toda. A história é mais brilhante ainda quando tem um bom contador.
A cada dois anos a International Board on Books For Young People, agracia escritores com o troféu Hans Christian, uma premiação conhecida como o Prêmio Nobel de Literatura Infantil. Já tivemos brasileiros que ganharam este prêmio: Lygia Bojunga em 1982( conjunto de sua obra) e Ana Maria Machado em 2000. Parabéns à elas, pois só agora fiquei sabendo disto. Mas fico feliz sabendo que outros brasileiros também já foram indicados:Ruth Rocha (2002) José Rufino dos Santos (2004 e 2006), Bartolomeu Campos de Queiros (2008) e vários outros que podemos ver no link:
http://www.fnlij.org.br/imagens/primeira%20pagina/indicados%20hca.pdf
Em 2002 foi criada a Lei nº 10.402/02 que registrou o dia do nascimento de Monteiro Lobato 18/04, como o Dia Nacional da Literatura Infantil. Portasnto vamos nos preparar pois as crianças também gostam de ler basta elas serem atraídas pela literatura.
Grande abraço à todos, lembrem-se: " Um país se faz com homens e livros!"(Monteiro Lobato - ✩ 1882 ✞ 1948).
EDITOR